quinta-feira, abril 17, 2008

Pessoas incompetentes ou subornos?

Quando decidimos fazer casa, contratamos o topografo lá da zona, para fazer o levantamento topográfico do terreno. O srº que-é-super-profissional-e-que-devia-ser-posto-em-tribunal fez o dito, 3 vezes, todas pagas e todas mal feitas.
Só quando levantamos a licença e data de início da obra marcada é que descobrimos que o 3º levatamento estava mal feito. Decidimos contratar outro topografo.
Afinal, o nosso vizinho do lado que tem um muro enorme e casa encostadas, sem nunca ter pedido autorização, tamém não nos pediu os 321 metros quadrados, repito, 321 metros quadrados que necessitava para o jardim da casa e para mais um pavilhão da empresa.
Conclusão, quando íamos dar início à obra, uma parte do nosso terreno estava ocupado pelo vizinho, que até esteve em obras à pouco tempo, e ninguém viu. Posto isto, com menos metros de largura, a minha casa continuava a caber sem problemas no meu terreno, o meu carro é que não conseguia entrar na garagem...
Os arquitectos em duas semanas, viram-se e desejaram-se para arranjar uma solução, diminuiram a largura da casa a fim do carro conseguir entrar [à rasca] na garagem.
A obra começou, e o projecto de alterações começou a ser preparado para entrar na câmara... e por acaso já entrou à pelo menos 3 semanas....
Ontem a câmara, mandou-nos uma carta a avisar-nos que a nossa obra está embargada, porque as distâncias ao vizinho não são as que estão no projecto. (gostava só de saber como é que viram tão rapidamente isto e nunca viram os 321 mtrs quadrados que são meus e que estão dentro dos muros do vizinho )
Até temos direito a multa que vai desde 1500 a 200 000 euros.

As diferenças entre o que entrou na câmara e o que está agora no terreno são de 2 metros no máximo, mesmo assim, continuo dentro das distâncias legais de mínimo de 3 metros ao vizinho se não houver janelas.
Como é possível que me embargem a obra por uma diferença de 2 metros,( porque o vizinho está dentro do meu terreno) e nunca embargaram nada ao vizinho do lado que está 5 metros dentro do meu terreno com pavilhões encostrados?

5 comentários:

Costinhas disse...

pois... o pior é que isso é tão frequente que até mete dó!

Vais tomar providências no sentido de recuperar essa área perdida? Achas que tens hipótese?

Boa sorte!

Gi disse...

Isso é sureal...
Tem que perder algum tempo e tentarem esclarecer isso junto da camara.
E com o vizinho como é que ficam?

Webcam disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

Anónimo disse...

É mais um resultado das maravilhas simplex!! No meu caso, depois de projecto feito e tudo pronto para obras, dizem-me que não posso sequer trocar o chão sem licença... mas há mais...
http://caidevelho.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

Amores Perfeitos disse...

bem vim cá ter através do blog da Xana.

Também nós estamos a construir uma casa e esperamos mto em breve dar entrada com o projecto.

Também sei que por vezes essas"coisinhas" que inventam são também diferente de Câmaras para câmaras.

por exemplo sei que a de Mafra é um terror e tivemos uma má experiência com ela...agora estamos com a do Sobral Monte Agraço e são de uma simpatia e disponibilidade extrema....