quinta-feira, junho 21, 2007

Num

jantar de amigos, os machos juntam-se à mesa, depois do jantar, para jogar ás cartas.
As femeas terminam de arrumar a cozinha e juntam-se à conversa à qual nunca falta tema.
Devido à nova fase da maternidade, um dos casais teve de nos abandonar mais cedo. Sendo assim, os machos ficaram sem quórum para continuar o jogo. Sem perceber muito bem como, eu vi-me sentada no lugar que o macho pai deixou livre.
O jogo começou e logo na 1ª jogada, cortei um ás da equipa adversária. Os dois membros dessa equipa perguntam:
- Não tens copas?
- Não. (respondo)
- De certeza?
- Sim de certeza...
- OK. Então agora se usares uma copa, nós damos por isso...
Não respondi... ora eu sei que não sou macho, e que o macho é que sabe jogar às cartas, mas ainda sei distingir um coração de um losangulo.

O jogo continuou, os dois primeiros jogos a minha equipa perdeu, mas deu luta. No 3º Jogo, eu só tinha cartas de 2 naípes diferentes. E tive sorte, porque um deles era o da mesa. A equipa adversária, fez apenas uma rodada, o resto foi feito por mim e pelo meu parceiro.
Na equipa adversária, tinha o meu marido e um dos meus melhores amigos, o M.
O M. é uma excelente pessoa, mas um mau perdedor, especialmente se do outro lado da equipa estiverem mulheres.
(lembro-me de um dia estamos a jogar trivial, ele e o meu marido contra mim e a mulher dele, já estavamos na jogada final, onde só tinhamos de responder a uma pergunta escolhida por eles. E respondemos correctamente a ele disse que estava errado e tivemos de continuar a jogar... E como acabamos por ganhar, no dia seguinte, não conformado, teve de voltar para a desforra)
Mas, voltando ao jogo... O M. joga com sinais, conta das cartas e sabe o que já saiu e o que está para sair.
Neste jogo, eu jogava e apanhava as cartas, jogava e apanhava as cartas..., o meu parceiro só se ria e dizia "bendita hora que o parceiro se tinha ido embora" e que era a contratação do momento, a equipa adversária, olhava incrédula para o jogo que ia saído...
O M. já dizia asneiras e batia com as cartas fervorosamente na mesa.
No fim, 4pontos para eles 116 para Nós.
O M. não conformado começa a analizar o jogo e olha e olha e olha para as cartas e diz:
"Tu fizeste renuncia...!"
(ele conta as cartas, sabe o que já saiu e o que está para sair. Eu só tenho dois naípes. Como é que eu, que só joguei 2 tipos de cartas(5 espadas e 5 copas), faço uma renuncia e ninguém dá por isso em todo o jogo???... )
No fim, houve discussão amigavel, mas acessa. Eu nem queria acreditar na acusação. Aliás, só ele acreditou no que estava a dizer, os outros riam-se.
Fiquei a pensar no assunto... Não gosto de falsas acusações, e ontem meio a dormir meio acordada, descobri como é que a jogada aconteceu.
Ó M., o meu parceiro puxou OUROS, tu, como jogas com sinais e sabias que o teu parceiro tinha o Ás de ouros, jogaste a manilha de COPAS, eu que não tinha ouros (e visto a jogada ser puxada a ouros) joguei ESPADAS que era a mesa, o teu parceiro, visto eu ter cortado, em vez de jogar o ás, jogou outra carta sem valor de OUROS.
Percebeste agora que eu não fiz renuncia?

Aí o mau perder...

2 comentários:

SC disse...

Também não tenho paciência para o mau perder. Muitas vezes prefiro mesmo não jogar para não ter de lidar com essa agressividade da luta por vencer.

tulipa_negra disse...

também sou como tu, jogo na desportiva, mas aquelas pessoas que contam as cartas e todas as jogadas são calculadas, e com mau perder ainda por cima, tiram toda a piada a jogo... enfim... há que ter paciência

beijocas