quarta-feira, dezembro 07, 2005

Glaciar Perito Moreno

Voltamos a El Calafate para fazermos a viagem da praxe. Fomos ao Glaciar Perito Moreno.
Durante a viagem, descobri porque é que os lagos, as lagoas e os rios têm esta cor à qual não consigo dar um nome. Estás águas estão ligadas aos glaciares. Estes vão deixando cair na água umas mini particulas, quase que microescópicas, que flutuam à tona da água de tão leves que são. Estas particulas juntamente com grandes profundidades, provocam uma ilusão de optica que nos mostra esta cor tão diferente do que estamos habituados.
O Glaciar, quando o vimos pela primeira vez, pensamos: "Afinal não é assim tão grande". Mas quando finalmente o vimos de perto mudamos de opinião.
O Perito Moreno, tem 70 metros de altura acima do nível da água do mar, 140 metros abaixo da água do mar e 4 Km de comprimento.
Este glaciar é o único que é estável, isto é, perde 2 metros de gelo, mas também avança 2 metros de gelo por dia.
Durante a nossa "estadia" junto ao glaciar conseguimos ver muitas quedas de gelo, algo que novamente é quase impossível de colocar em palavras. Quando um bloco de gelo, por mais pequeno que seja, cai na água, faz um barulho muito estrondoso, posso compará-lo ao barulho de uma trovoada. Agora imaginem um bloco com 40 ou 50 metros a cair...
Quando o sol cobre o glaciar este transforma-se, ganha vida, ganha cor. Os grandes blocos de gelo Obtem várias tonalidades de azul, desde o azul mais claro ao azul pretóleo. Em determinadas rachas do glaciar, o azul tornava-se tão forte que parecia que tinha uma lampada acessa por baixo ou por detrás. Infelizmente, estas cores, acho que não consegui transportar parar uma fotografia.
Ficam as palavras.

Sem comentários: