sexta-feira, outubro 07, 2005

O meu caderno

Comecei a trabalhar há 6 anos, feitos precisamente ontem. Desde essa altura que tenho sempre um caderno que me acompanha. Nele anoto tudo o que acho que é importante. Os meus dados de programação, os meus desenhos das base de dados, os campos das tabelas, as ligações, os dados de ligação aos servidores, os dados das reuniões, a minha lista de coisas a fazer, etc…. Anoto tudo. E sempre que necessito de algo que está no meu caderno, sei sempre (mais ou menos), onde devo encontrar. Sei se estão na parte da frente ou na parte de trás, se está no início da página ou no fim, sei se está a azul ou a preto, se está sublinhado, etc.….
Bom, o que me faz confusão é existirem pessoas que não necessitam de nada disto. Apenas uma folha de papel de rascunho que é dobrada ao meio e fica com tamanho A5 e pronto, já está… escreve-se o que há a escrever e depois vai para o lixo… Não estou a dizer que sou eu que estou correcta e as outras pessoas erradas, apenas me faz confusão e acho muito pouco profissional.
Ontem estávamos numa reunião e quando olho, um colega meu estava lá sentado com um “bloquinho”, mesmo pequenino daqueles post-it amarelos. E passou a reunião a apontar ali os dados importantes da reunião… Ainda por cima o bloco nem estava em cima da mesa, mas sim numa mão dele… O que parecia? Parecia que estávamos numa tasca e ele estava a fazer a conta… Acho que ficou mesmo mal… Mas acho que só eu reparo nisto, no final de contas sou a única mulher a trabalhar aqui….Isto não aconteceu uma vez, isto é hábito…. Já tentei dizer-lhe, mas ele ri-se e diz que não precisa de caderno. Este é o seu primeiro emprego….
Bom, isto já está mais extenso que eu queria, e é apenas um desabafo….

5 comentários:

Xana disse...

Não tenho esse caderno e não me faz falta. :)

Anónimo disse...

Eu também tenho o belo do caderdito. E é engraçado porque ainda hoje me perguntaram uma coisa que eu também já não me recordava bem e fui abrir o meu cadernito....abri logo na página correcta! Foi sem querer claro, mas mais ou menos sabia que devia de estar por ali. O cliente CML, quando estavamos com alguma duvida dizia sempre "vamos lá consultar o teu caderno, esse nunca falha!". Para mim é uma grande ajuda, é a minha forma de me organizar.

Anónimo disse...

Nós "por aqui" chamamos a esses cadernos "log books". Qause todos os usamos. Nos trabalhos de laboratório é mesmo obrigatório. Já na faculdade tinhamos de ter um para cada cadeira (de laboratório) e contava para a avaliação.
Também os acho muito úteis!
:)
Beijinhos

Anónimo disse...

pois... eu tambem não tenho...e tambem nao me faz falta. O maximo que tenho é um bloco daqueles pequeninos onde aponto as vezes passwords ou endereços de servidores ou coisas que as vezes me podem fazer falta quando estou longe do meu computador.

Anónimo disse...

... mas tenho de concordar que ir para uma reuniao de clientes com um bloco post-it amarelo não dá um ar muito profissional :)